Luto na comunicação: Professor Luiz Custódio morre após 45 anos de contribuição à educação
O velório acontece no cemitério Parque Santo às 16h
Por Larissa Moura06 FEV - 11H59
Luto na comunicação: Professor Luiz Custódio morre após 45 anos de contribuição à educação (Foto: Divulgação/Repórter Junino )
Morreu na manhã desta quinta-feira (6) o professor Luiz Custódio da Silva, de 74 anos. Com mais de 40 anos dedicados à docência, foi responsável pela carreira e formação de várias gerações de jornalistas. Ele trabalhou por 24 anos na Universidade Federal da Paraíba, entre 1979 e 2003, e 21 anos na Universidade Estadual da Paraíba, de 2004 aos dias atuais.
O professor Custódio faleceu em um hospital particular. A morte foi confirmada em Campina Grande, cidade onde ele morava atualmente, por volta das 6h. Ele estava internado desde janeiro após apresentar problemas renais. O velório acontece no cemitério Parque Santo e o enterro está marcado para às 16h.
Custódio era paraibano, mas formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 1974. Era mestre em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991).
O jornalista e professor Custódio atuou em veículos como Diário de Pernambuco, Rádio Olinda e Jornal da Paraíba antes de migrar para a assessoria de imprensa da Emater. Ingressou na UFPB como professor e, após se aposentar em 2003, seguiu lecionando na UEPB até o fim da vida.
Com pesquisas voltadas para comunicação comunitária, folkcomunicação e cultura popular, ele influenciou gerações de jornalistas. Sua ex-orientanda Sílvia Torres destacou a relação afetiva e intelectual com o professor, ressaltando seu impacto na formação de novos profissionais e seu papel no fortalecimento do jornalismo de proximidade.
A partida de Custódio é sentida por acadêmicos e jornalistas de diferentes gerações, que, ao mesmo tempo, reconhecem e exaltam o impacto de seu legado. Com mais de quatro décadas dedicadas ao ensino e ao jornalismo, sua contribuição segue viva na formação de profissionais e no fortalecimento da comunicação.
ÚLTIMOS VIDEOS
SET NORDESTE: Futuro e tendências do mercado audiovisual
Comerciário é morto a tiros no Bairro Conceição, em Campina Grande
Maria do Socorro pede ajuda para reformar a casa e comprar ração para os animais
Uso excessivo das telas tem prejudicado o desenvolvimento das crianças